segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

VEM A LUZ




Teu sol não se apagará
Tua lua não será minguante
Porque o Senhor será tua luz
Ó povo que Deus conduz.

                                         Agostinha Vieira de Melo



É o desejo de todo espírito. Tempos de paz. De uma luz que foi sonhada e se aproxima. O que seria esperar reviver o nascimento de Jesus, senão embeber-se do encanto da passagem de um ser humano que soube em tudo encontrar amor; que por mais que se escreva, sempre se encontrará uma palavra que acrescente qualidades à pessoa notável dele. 

Jesus traz o modo de viver ideal, que por séculos foi refletido e buscado por filósofos e ciências. Mais que nunca o Advento (espera vigilante do nascimento de Jesus) é tempo de olhar para nossa vida e confrontar com a Vida de Jesus, em que nos ajuda a sermos melhores humanos. De que modo podemos conhecer e controlar de forma harmoniosa nossas emoções, pensamentos, adversidades, paixões, enfim, como tornar realidade o amor  desde as pequenas às grandes coisas que nos acontecem.

Todo nascimento é recomeço. Para a vida que ressurge do Mistério e para todos quantos fazem parte da vida do novo ser. Pois nossa história é uma grande teia de aranha. Nos ligamos a cada fio que perpassa o emaranhado. Assim, temos a oportunidade a cada ano, refazer-nos no nascer de Jesus. Reafirmar a beleza. A luz que nos dá origem. Negar toda e qualquer escuridão que queira nos identificar como parte dela. 

A cena. O anjo mensageiro. A mulher que crer na Palavra. O homem que dá confiança ao projeto. Tudo concorre para o bem dos que creem. E o lema da história da fé. Quem crê não se decepciona. Há uma força presente nessa afirmação que se confunde com o querer do Universo em seguir existindo. E se o projeto do nascimento de Jesus tinha tudo para dá errado, do ponto de vista dos acontecimentos narrados na Bíblia, subjaz na mesma narração o grande ensinamento da Palavra: Fé. Em suma, quando a palavra que nos habita tem ligações em cada poro, célula que nos faz existir e por ela nos movemos, nada impedirá que assim seja. Jesus que vai nascer é portador dessa Verdade. Escolhamos a Palavra, aquela que nos levanta cada manhã e nos faz dormir para os melhores sonhos. Do vocabulário do Menino-Deus temos milhares de opções, todas ramificadas na melhor de todas, o amor. Assim Seja. Vem Menino, para a alegria da Humanidade! 

Oliveira Sousa

Um comentário: